Nascido em 1985, João Fellet é formado em jornalismo pela USP. Em 2005, foi trainee da “Folha de S. Paulo”, onde trabalhou por quase dois anos.

Em 2008, participou do Curso Abril de Jornalismo. No mesmo ano, foi para Angola trabalhar, como consultor, na implantação do primeiro jornal de economia do país, o Jornal de Economia & Finanças.

Quando saiu de Angola, decidiu atravessar a África de sul a norte à bordo de candongueiros, como são chamadas em Angola as minivans, o principal meio de transporte no continente africano. Chegou até o Oriente Médio. A viagem deu origem ao livro Candongueiro – viver e viajar pela África.

De volta ao Brasil, hoje é correspondente da BBC em Brasília. Já produziu reportagens especiais em vários países da América Latina e Caribe, como Haiti, Cuba, Colômbia, Paraguai e Peru.

(Siga-me também no Twitter: http://twitter.com/joaofellet)

Anúncios

44 Respostas to “Quem sou”

  1. Ju Borges said

    Filete, nós, que restamos em Angola, sentiremos bué de saudade. Um kandandu bem grande. E aproveite!

  2. João Fellet said

    Ju, também vou sentir bué de saudades. Aproveite bem o tempo que lhe resta em Angola. E só vá embora depois de aprender o passo do Milindro. kandandu pra vc também!

  3. Fernando said

    Olá João, quero acompanhar toda sua viagem, achei o roteiro muito interessante e estou curioso para saber de suas aventuras.
    Gostaria que você falasse um pouco sobre os preparativos da viagem, muita gente, eu, por exemplo, sonha em fazer uma “loucura” dessas! Além de grana é preciso muito coragem, não é?
    Moro em Maceió e meu sonho é conhecer Angola Moçambique!
    Um abraçao, te desejo uma ótima viagem e partilhe conosco sua aventura!
    Fernando

  4. Marcela Fellet said

    Oi João! Estamos acompanhando a sua aventura viu!!
    Desejamos que corra tudo bem e que Deus te acompanhe sempre!!
    Aproveite!!
    Beijão
    Marcela e Ivan

  5. Marcela Fellet said

    Há a Tia Cecilia e o Tio Celso também estão mandando um beijo…
    Marcela

  6. Fe Calgaro said

    Johnny!!!
    Que legal o seu roteiro!! Não sabia que já tinha deixado Angola!! Aproveite muito a sua viagem, que estarei acompanhado por aqui!!! Beijocas mil, Fe

  7. Raul de Taunay said

    Prezado João Fellet,
    Recebi seu e-mail mas não sei se você deve ter recebido minha resposta. A internet, assim como a luz, funcionam ainda mal por aqui.
    Fico feliz com a sua vinda. Como você, quando tinha sua idade, perambulei pela África, tendo trabalhado na Embaixada em Luanda no período em que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a Angola independente. Não se preocupe com hospedagem. Daremos um jeito. Você aqui fará economia.
    Atenciosamente,
    Raul de Taunay
    Embaixador do Brasil em Harare

  8. rosana fellet said

    João,que orgulho ter um sobrinho como você!Admiramos sua garra,sua inteligência e seu espírito aventureiro.Curta muito suas viagens,estamos acompanhando daqui de “Pira” suas andanças,e comentamos com muitas pessoas todo seu trabalho.João,um beijão para você,não sei o que é kandandu,imagino que seja algo bom,também.Esperamos que esteja bem…Anote todos os detalhes para você depois contar para Luíza.

    • João Fellet said

      Obrigado, tia, fico muito feliz que estejam acompanhando a viagem. Kandandu eh como se diz abraco em kimbundo.
      beijos,
      Joao

  9. wilma Musa said

    Oi João, estive com a sua mãe e ela me falou de você. Estou achando tudo incrível. Impagável esse momento da sua vida. Parabéns pela iniciativa e agora que tenho o seu blog acompanharei as suas aventuras que são demais.Viva tudo isso intensamente, pois é uma experiência única e muito rica. Sei que é a primeira de muitas que virão por aí. Boa sorte, Sucesso e no meio de tudo isso não se esqueça de separar um tempinho para praticar yoga. Grande Beijo,
    wilma,sua professora de yoga

    • João Fellet said

      oi, wilma! que bom ve-la por aqui!
      estou em divida com a yoga. ando bastante enferrujado.
      assim que voltar a sp, uma das primeiras coisas que farei e voltar as aulas!
      beijos,
      joao

  10. Rafael said

    João, parabéns pelo o que você está fazendo. O blog está muito legal e a viagem, imagino, melhor ainda.
    Continue postando, é um prazer ler.
    Abraços,
    Rafael

  11. Cardoso said

    INVEJA MORTAL da tua viagem. Acompanharei por aqui.

  12. Thiago said

    João,

    Sou professor de geografia e ando apaixonado pelo teu relato. Quero tua permissão para usar os textos em sala de aula. Talvez transformá-los num PDF, usando as fotos.

    Se quiser bater um papo com mais calma, conforme a conexão nos países por onde andar ainda permitir, me escreva [aldurin(at)gmail(dot)com] ou me adicione no gtalk (com o mesmo e-mail).

    Quando voltar a São Paulo, me avise. Seria incrível tomarmos um café (cerveja, água, sei lá) e conversarmos sobre tudo.

    Parabéns pela iniciativa. Que a viagem ainda te traga boas surpresas e, a nós, grandes relatos.

    Um abraço,

  13. Renata said

    Ei meu moreno de Angola,
    estou esperando você voltar para me contar tudinho!
    Parabéns!!!
    A cada dia te admiro mais.
    Beijo grande

  14. Mariana Queiroz said

    Oi Fellet,

    A gente já se conhece, não sei se vc lembra de mim, mas sou da ECA, amiga da Mari Ramos… queria fazer uma entrevista com vc pro blog aqui da revista Galileu, meu editor é seu fã! rs

    Responde um e-mail pra mim com teus contatos?

    bjão

  15. cassia saiovici said

    Joao,estou tao orgulhosa…que alegria ver quanto conteudo tem esse homem que vc se tornou…parabens Cassia

    • João Fellet said

      obrigado, tia!
      mande um abracao a todos os saiovici por mim — o gady eu cumprimentarei pessoalmente no mes que vem.
      bjs

  16. Alejandro said

    Joao, sinceramente li as tuas viagem e fiquei ciumento, mas eu achei esse site por uma amiga tua q mora na angola e ela me falou de vc… Queria ter feito com vc mesmo, eu sou mochileiro tb.. ja fiz europa, argentina, peru, chile e bolivia!!!
    to pensando em fazer em dez ate março em 3 meses de africa do sul ate egipto,vc foi na ilha de zamzibar na tazania??
    sera q a gente pode trocar varias dicas? ae deixo meu email p vc, se estiver a fim de falar so mandar um email q eu t faco as perguntas.. ale_demel@hotmail.com
    um forte abrazo

  17. Amadeu Provenzano Filho said

    Por seus tios Celso e Cecília aqui de Piracicaba (meus cunhados – e como manifestam orgulho por voce), estou acompanhando esse belo e aventuroso trabalho com narrativas e fotos que certamente ao final, comporão um belo trablho, enriquecendo o seu currículo. Parabéns ! Vai em frente !

  18. Sharon Sancovski said

    Johnny!
    Que fantástico o seu blog! Fazia um tempão que não entrava, lí a entrevista que vc deu para a Galileu e virei frequentadora assídua agora!:)
    Quando você voltar precisamos marcar outro happy hour para vc me contar pessoalmente todas estas hitórias e ensinamentos de vida.
    Aproveite bastante e saiba que aqui no Brasil tem uma divulgadora oficial das suas experiências tão enriquecedoras.
    Um beijo grande e aproveite por aí!
    Shá

  19. Olá João,

    Parabéns pela sua travessia de África. Descobri agora mesmo o seu blog e vou regressar com calma para ler tudo sobre essa aventura. Sou também jornalista, editor da revista portuguesa TODO TERRENO, que dedica muito do seu espaço a aventuras em jipe por todo o mundo. Ainda não tive oportunidade de fazer essa, mas tenho feito muitas outras e espero também chegar a essa grande travessia. Vamo-nos mantendo em contacto e, entretanto, convido-o a conhecer também o meu trabalho em asviagensdealex.blogspot.com, onde o João pode também matar saudades de Angola, pois acabei de chegar de lá e é essa viagem que está a preencher o blog. Aguardo uma visita e, claro, os seus comentários. Abraço,

    Alexandre Correia

    • João Fellet said

      Seja bem-vindo, Alexandre!
      Achei o seu blog impressionante. Depois entrarei com calma, para ler tudo.
      Queria ter passado por todos aqueles lugares que visitou em Angola.
      E sim, ficamos em contato!
      Abracos

  20. Caro João Fellet,

    Seguindo as regras dos “PRÉMIOS LEMNISCATA” ao recebe-lo tinha que o atribuir a sete blogues que considere que enriquecem a blogosfera.

    O “CANDONGUEIRO” foi um dos meus escolhidos http://o-pior-e-o-melhor-de-matosinhos.blogspot.com/2009/07/premios-lemniscata.html

    Saudações
    otília

  21. Gisele said

    Oi, João

    Leia essa mensagem abaixo que me anviaram. Imaginei que através de suas andanças vc possa ter alguem a indicar para eles.

    Grata,
    Gisele

    Hi Gisele!
    Me and my team plan to travel and work in Angola for 5 days in mid-August; we are looking for grass root NGOs in Angola and are wondering if you have any connections; Please take a look at http://matadorchange.com/organizational-profile-what-took-you-so-long/ for more info on our work.

    Bellow is the link to a video we made on an NGO in Mauritania, we are currently in Accra and will head to Nigeria on Saturday
    http://whattookyousolong.org/2009/07/dolous-serving-the-communities-of-nouakchott/

    Hope to hear from you soon

    Yours,

    Sebastian Lindstrom
    http://www.WhatTookYouSoLong.org

    • João Fellet said

      Putz, Gisele, acho que esse esquema que eles estão procurando é raríssimo em Angola. O visto leva uma eternidade pra sair…

      • Gisele said

        Bem quanto a essa questão do visto eu nem atentei, mas realmente… como todo mundo eles devem estar meio por for do que é Angola…
        Eu mandei a mensagem para você no intuito de você indicar a eles alguém que “faça a diferença” e que vossa possa ter conhecido. Eles querem dar visibilidade a iniciativas dessas pessoas!

  22. wilma said

    Oi João, lendo o seu comentário a respeito da sua preocupação com uma provável “solidão”, lembrei-me de um poema do Chico Buarque muito significativo. Ótimo como reflexão. E seja bem vindo ao Brasil nessa pausa para recarregar a bateria.
    Bjs, wilma

    Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo…
    Isto é carência.

    Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar…Isto é saudade.

    Solidão não é o retiro voluntário que
    a gente se impõe, às vezes,
    para realinhar os pensamentos…
    isto é equilíbrio.

    Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida…
    Isto é um princípio da natureza.

    Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado….. Isto é circunstância.

    Solidão é muito mais do que isto.
    Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma…

  23. Caro João,
    Sou jornalista e doutoranda da Escola de Comunicação da UFRJ, onde desenvolvo agora uma pesquisa sobre vans e kombis na cidade do Rio de Janeiro como meios de sociabilidade e comunicação. Soube de seu trabalho e trajetória nos candogueiros africanos e gostaria muito de conversar com você sobre sua experiência. Faço uma etnografia nas vans do Rio. Vi em alguns sites na internet que os candogueiros “pintam” mensagens em suas traseiras (consegui informações apenas sobre os candogueiros de Luanda). São extamente essas “mensagens” que me interessam, pois têm a ver com a minha pesquisa atual. Há algum e-mail ou msn ou gtalk em que eu possa entrar em contato com você para entrevistá-lo? Adicionei você ao Twitter (lá estou como taliferr). Aguardo os eu retorno!
    Obrigada!!!!
    Abs,
    Talitha Ferraz

  24. catarina said

    Olá João!!
    Tudo bem?
    O teu blog é fantástico, parabéns!
    Gostava muito de fazer-te uma proposta, em nome de minube. Por favor entra em contacto comigo, catarina@minube.com.
    Obrigada,

    Catarina

  25. amei teu blog; estou planejando 1 viajem para egito, israel e jordânia saindo de sp; vc tem alguma dica de boa agencia de viagem com bons roteiros?

  26. aracy nery said

    adorei seu blog,principalmente a viagem para Cartum,muito fascinante.sabe meu sobrinho de 10 anos fez um trabalho escolar sobre cartum e todas informações e fotos tiramos do seu blog.valeu!

  27. Caroline dos Santos said

    Meu nome é Caroline e escrevo para o http://www.carroaluguel.com – O site é especializado em aluguel de carros pela internet.
    Estou escrevendo para sugerir uma pauta sobre turismo e aluguel de carro. Vi que o site aborda diversos temas ligados a esse assunto, por isso, esse conteúdo chamaria atenção do público do seu site/blog.
    Eu mesmo posso lhe enviar esse texto, original e escrito exclusivamente para o seu site por um de nossos redatores especializados em conteúdo para a internet. A produção do material não acarretará em custos para você, e em contrapartida, a publicação do mesmo também não será cobrada. Se possível, peço dois link no decorrer do texto para o meu site.
    Ressalto que o texto não terá tom comercial e nem promoverá o meu site, longe disso, o meu objetivo é lhe proporcionar um conteúdo que seja relevante aos seus usuários.
    Caso queira, você pode acessar o nosso blog para conferir alguns textos:
    blog.carroaluguel.com.br
    O que você acha? Aguardo seu contato.
    Att,
    Caroline dos Santos

  28. Flavio said

    Tenho 15 anos, e espero poder viajar pelo mundo assim. Especialmente a Africa, q sou completamente apaixonado. Adorei o seu blog, bendita hora em q eu estava pesquisando sobre a Africa e acabei parando aki. Vc me deu inspiração e me deixou feliz com os relatos, mto obg msm. Espero poder fazer isso um dia e contar os MEUS relatos rsrs.

    Abraço.

  29. […] Autor: Joáo Fellet @joaofellet  […]

  30. Leonardo Cavalcante said

    Bom dia André.
    Nós somos estudantes do curso de Relações Internacionais do UniCEUB e gostaríamos de marcar uma entrevista com você para um trabalho de nossa graduação. Agradecemos pela compreensão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: