A quem pertence a herança da Grécia Antiga?

01/07/2009

A briga do momento no mundo das artes é a seguinte: há dez dias, foi inaugurado no centro de Atenas o Novo Museu da Acrópole, um prédio bacaníssima, moderno e todo envidraçado.

DSC07031

Como o seu nome diz, ele foi criado para abrigar as obras de arte que adornavam a Acrópole – no caso, a Acrópole grega original, em Atenas, onde fica o Partenon, templo erguido em homenagem à deusa Atena.

Ora, como boa parte das esculturas que pertenciam ao Partenon hoje está no Museu Britânico, em Londres, os gregos estão doidos exigindo a volta das peças.

Os britânicos respondem que adquiriram as esculturas de forma legítima – foram compradas da Grécia em 1816, quando o país estava sob o domínio otomano – e que não vão devolvê-las coisa nenhuma. E acrescentam que lá, no Museu Britânico, mais gente tem condições de vê-las – afinal, trata-se do segundo museu mais visitado do mundo, só atrás do Louvre, em Paris.

A briga não é tão nova assim: em 1981, a então ministra grega da cultura começou um movimento pela devolução das esculturas. Na ocasião, os britânicos disseram que a Grécia não dispunha de museus adequados para alojar as obras.

Só que agora, com o Novo Museu da Acrópole, o argumento não vale mais. Num gesto encarado como uma provocação pelos britânicos, os organizadores do novo museu deixaram um lugar vago na área em que expõem cinco das seis cariátidas (estátuas de mulheres que serviam de base para um dos templos da Acrópole): a sexta escultura está em Londres.

Estive no novo museu há dois dias e o achei extraordinário. Europeus de todos os cantos se amontoavam nos salões.

DSC07023

DSC07028

Enquanto isso, no topo do morro à frente do museu, o Partenon é reformado, noutra tentativa dos gregos de mostrar ao mundo que eles têm, sim, condições de preservar o seu patrimônio.

DSC07049

Mas será que as obras devem mesmo ser devolvidas?

Será que o patrimônio da civilização helênica só pertence aos gregos?

O que será que Platão e Sócrates achariam dessa disputa?

Anúncios

9 Respostas to “A quem pertence a herança da Grécia Antiga?”

  1. Existe um templo egípcio em Madri: Templo de Debod. Foi transportado pedra a pedra do seu país para a Espanha. Um presente. Duvido muito que os egípcios fariam o mesmo com o Reino Unido, que tradicionalmente levava “lembrancinhas” de suas ex-colônias, a revelia dos povos locais.

  2. m.Jo said

    Essa me parece ser uma disputa fadada ao fracasso. Em Luxor tem um templo perneta, esperando que os franceses devolvam o obelisco que Napoleão carregou e instalou bem no meio da praça da Concórdia.
    Quais as chances?

  3. mesmo os tesouros africanos não estão por lá,e nem as coisas mais lindas dos nossos indios estão por aqui e por aí vai…………………….

  4. Coronel Kurtz said

    Soldado João.

    Vossa Senhoria esqueceu-se de dizer quem foi o arquiteto que planejou o museu.

    Platão diria que as obras deveriam ser administradas por uma aristocracia dos mais sábios.

    Aristóteles diria que é possível encontrar um justo meio virtuoso entre deixar as obras no British Museum ou na Grécia.

    Sócrates se eximiriam de declarações: “tudo que sei é que nada sei”.

    • João Fellet said

      Coronel, perdao pelo grave deslize: o arquiteto chama-se Bernard Tschumi, um suico que vive em Nova York.
      Achei brilhantes as consideracoes sobre os filosofos.

  5. Lara said

    “Os britânicos respondem que adquiriram as esculturas de forma legítima – foram compradas da Grécia em 1816, quando o país estava sob o domínio otomano” – esse argumento também não vale, pois que interesse tinha o Império Otomano de permanecer com as esculturas, que nem eram originalmente deles, se podiam ganhar $$$?

    • João Fellet said

      Lara, os gregos dizem exatamente isso, que as obras so foram vendidas porque estavam sob dominio otomano.

  6. Fernando said

    Dê à Grécia o que é da Grécia! É absurdo alguém apoiar saques de obras de arte. Duvido se um grego pegasse a coroa da rainha da Inglaterra e colocasse num museu grego o babado que ia dar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: