Ainda sobre cicatrizes

05/05/2009

dsc04120

 

dsc04065

 

dsc04069

 

dsc04109

 

dsc04071

No sul do Sudão, cada pessoa tem o rosto marcado por cicatrizes que indicam qual a sua tribo e qual o seu clã.

Os poucos que não exibem marcas geralmente são de tribos bantu (e não nilóticas, a origem étnica predominante na região) ou receberam alguma educação formal.

Estou devendo um post sobre uma visita que fiz na Tanzânia a um vilarejo Maasai, tribo de origem nilótica que também marca os rostos dos seus integrantes.

Lá, fui guiado por Margareth, uma menina de 14 anos que falava o inglês muito bem.

Por frequentar a escola, Margareth não tinha nenhuma cicatriz no rosto e nem precisava vestir os trajes típicos dos Maasai.

Mas isso não era o principal: sendo estudante, ela não teria de passar por um ritual que causa tanto horror quanto revolta no Ocidente – a excisão do clitóris.

6 Respostas to “Ainda sobre cicatrizes”

  1. Cfe said

    “sendo estudante, ela não teria de passar por um ritual que causa tanto horror quanto revolta no Ocidente – a excisão do clitóris.”

    Porque? O estado não permite ou as tribos decidiram não fazer nas estudantes?

    • João Fellet said

      as tribos nao fazem nas estudantes. por ser estudante, ela e posta a margem das tradicoes — o que tambem tem o seu lado perverso.

  2. João,que maravilha ,que todas estudem então………….estou colocando no meu blog a minha viagem a sirigu quando vc tiver tempo e se tiver tempo,veja ,comecei aos poucos………..
    um abraço

    • João Fellet said

      oi, sonia! que vc faca uma excelente viagem! vou acompanhar sim.
      abracos

      • João,eu fiz essa viagem !!!!!!!!! creio que escrevi errado,e vc entendeu que estou fazendo,mas ó ,gostei tanto que vou voltar lá sim…..mas estou colocando com um ano de atraso……
        Poxa ,rapaz,eu até torci para vc ficar mais um pouco no Quenia e ver por mim as coisas daí?????!!!!!!!!!!!
        Mas vamos em frente,vamos lá……….Estou achando que o tempo está voando rápido demais e não estou querendo que acabe (a verdade é essa!)a sua viagem,hehehehe
        estou adorando!!!!!!!!!
        abraços sonia

      • João Fellet said

        pois e, sonia. para mim, nao parece que ja faz mais de 2 meses que estou viajando…
        abracos

Deixe um comentário

