Em Maputo

02/03/2009

É bom, muito bom, estar em Maputo.

Entrei em Moçambique ontem, depois de uma viagem que durou mais do que o esperado. Ironicamente, o ônibus executivo de uma companhia sul-africana (muito acima do padrão de transporte que devo encontrar daqui para frente) quebrou no meio da estrada.

Assim, a viagem Joanesburgo-Maputo, que deveria durar seis horas, durou quase o dobro.

O trajeto percorrido pelo ônibus, que por um vale acompanha rios rodeados de montanhas, é belíssimo.

Do lado sul-africano, modernas fazendas de milho, laranja e mamão. Bois e ovelhas se espalham por pastos imensos, o capim alto e verde. Que benção é a agricultura para este país!

Ao passar para o lado moçambicano, entretanto, as enormes plantações deixam de existir. Em seu lugar, e assim tambem é na maior parte de Angola, mato, mato e mato. Apenas pequenas hortas aqui e ali.

Cheguei em Maputo por volta das 22h, e fui tomado por um ânimo extraordinário. Tive vontade de descer do ônibus e percorrer a cidade inteira a pé, àquela hora. Queria ir à beira do Índico, de onde soprava um vento delicioso.

Uma providencial tempestade fez-me recolher-me no albergue e esperar pelo dia seguinte.

Ando pela cidade abobalhado – reconheço Luanda em cada esquina, em cada casarão português, em cada painel de azulejos. Mas Maputo tem qualquer coisa de diferente, que pacifica.

Nos próximos dias vou ver se descubro o que é isso.

Anúncios

18 Respostas to “Em Maputo”

  1. Seja bem vindo em breve nos veremos!

  2. João,

    Kd as fotos, cara????

    • joao said

      estou tentanto, mas ta dificilimo! vou ver se hoje a tarde posto as da estrada na africa do sul e as dos primeiros dias em maputo.
      abracao

  3. Só para dizer que ganhou mais um companheiro “virtual” nessa viagem. Sabe se vai encontrar internet em todos os lugares planejados do itinerário? Boa viagem.

    Antonio Fidalgo

  4. Jorge Alvacir Borges de Souza said

    Gostei muito do blog e o descobri no blob Pe na Africa. Sou professor de geografia e estes assuntos muito me despertam interesse. Boa viagem com preciosas informacoes.

  5. Suzana Pohia said

    Também vi teu blogue no Pé na àfrica e passei a acompanha-lo. Boa sorte na viagem! e sempre qdo puder nos passe informações.

  6. DDD said

    Descobri seu blog no Pé na África e tb vou acompanhar a sua jornada pelo continente. Mas gostaria de pedir que, quando possível, escrevesse um pouco sobre Angola e o tempo que passou por lá. Tenho interesse a respeito dos aspectos sociais, políticos e culturais do país e, em especial, da província de Cabinda. Mas é muito difícil achar informação relevante e confiável, já que a cidade é um ovo, fica no fim do mundo e a imprensa local, quase inexistente, é partidária e completamente desconectada.

    De resto, parabéns pela iniciativa de colocar on-line o seu dia-a-dia de viagem. Iniciativas como a sua e do Fábio Zanini são formidáveis.

    Um abraço e boa viagem!

  7. te vi pelo diário da africa
    abraços e fotos

  8. Clara said

    A cidade de Maputo e Moçambique em si, é um ótimo sítio para se estar. Quando lá estive há dois anos, senti-me plenamente em casa. Foi estranho e maravilhoso ao mesmo tempo.
    Se puder dê um pulo a Inhaca, a Inhambane e a Bilene. Vale a pena!!
    Abraços

    • João Fellet said

      Valeu pelas dicas, Clara. Devo passar por Inhambane nos proximos dias. E talvez de um pulo a Inhaca amanha. Abracos

  9. Caroline d'Essen said

    João
    acabei de tomar conhecimento do seu blog quando estava lendo o Pé na África. Para minha surpresa já estás em Maputo. Se tiver tempo marcamos um café. Sou jornalista e brasileira e já vivo aqui há 3 anos. meu tel: 825324053
    Abs

  10. Alyen said

    Caro João

    Como outros conheci teu blog , no do Zanini, e parabéns e muita coragem pra enfrentar tudo pela frente, e o que falta para mim. Sucesso e muita aventura te esperam , aguardamos anciosos (todos os seus novos fãs) cada palavra e cada passagem desta tua viagem, deixei um post p/ o Zanini para ele fazer um livro, veja se vc pense a respeito, um abraço.

  11. Marco said

    Olá
    Tomei conhecimento do seu blog pelo Pé na África do Zanini. E vou te acompanhar virtualmente nessa viagem. Sou internacionalista e o continente africano muito me interessa! Um abraço

  12. Cleber said

    Olá estou com passagens comprada para Maputo em Julho de 2009. Nâo sei o que pensar, nem por onde começar, gostaria de dicas ou sites para eu ler com informações seguras. Comprei o bilhete mas agora estou um pouco assustado. ??? Enfim, o que devo esperar?
    Abraços.
    Cleber.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: